Câmara lança campanha de conscientização contra o desperdício de materiais
- ACB
- 6 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
Iniciativa busca uma melhor referência sobre a qualidade dos produtos adquiridos

A Câmara dos Deputados, por meio da Primeira-Secretaria e do Departamento de Material e Patrimônio (Demap), realiza campanha de conscientização contra o desperdício de materiais solicitados ao Almoxarifado.
Duas situações recorrentes foram identificadas: recebimento de itens com problemas em sua funcionalidade – defeitos de fabricação e mau funcionamento; e solicitação, por parte dos órgãos da Casa, de material em quantidade excessiva, acarretando deterioração dos produtos, em função do longo tempo em que permaneceram guardados.
Quanto à primeira situação, é possível para o Demap providenciar a substituição do material danificado, cobrando a reposição ao fornecedor. Para isso, é necessário que os usuários reportem o problema identificado ao requisitante de material ou à seção administrativa do seu órgão, bem como entreguem o item com defeito. O requisitante, por sua vez, realizará o cadastro da reclamação por meio do sistema Sigmas e, em seguida, fará a devolução do material. Tal atitude ajudará a Casa a ter uma referência a respeito da qualidade dos produtos adquiridos, além de contribuir para a obtenção de um histórico que servirá para embasar o processo de aquisição de materiais no futuro.
Com relação à segunda situação, é importante os usuários e solicitantes dos materiais terem em mente que a atitude correta é a solicitação dos itens em quantidade suficiente para suprir as necessidades do seu órgão para o horizonte temporal de um mês, não se devendo criar estoques. Ressalta-se que os produtos deteriorados em função do tempo não podem ser devolvidos ao Almoxarifado, pois perdem a garantia e o fornecedor fica isento de responsabilidade por mau funcionamento.
N. R.: A Associação dos Congressistas do Brasil-ACB, como órgão auxiliar de cooperação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, parabeniza pela idealização da Campanha, ao mesmo tempo reafirmando o seu propósito em contribuir com essa e outras iniciativas que visem o uso racional e consciente de suprimentos destinados às atividades cotidianas, nas duas Casas do Parlamento.
Fonte: Agência Câmara
Comments