top of page

Eleições municipais 2020: TSE divulga logomarca para campanhas

  • Foto do escritor: ACB
    ACB
  • 11 de nov. de 2019
  • 2 min de leitura

A nova marca procura conscientizar o eleitor do poder que o voto representa


Com o processo eleitoral para eleições do ano que vem já deflagrado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, em 29 de outubro, recém passado, a logomarca institucional que deverá ser utilizada nas campanhas para o pleito municipal de 2020.

Nas próximas eleições, com 1º turno a realizar-se em 4 de outubro, nas 5.570 cidades brasileiras, cerca de 150 milhões de eleitores irão às urnas para escolher prefeitos e vice-prefeitos, além de quase 57 mil vereadores, que compõem as respectivas câmaras municipais.


A nova logomarca apresentada pelo TSE traz como característica singular o seu formato, baseado em diversas caixas de diálogos sobrepostas, traduzindo a noção de pluralidade de pensamentos e ideias. Conforme a assessora-chefe de Comunicação do TSE, Ana Cristina Rosa, a finalidade na concepção do projeto da marca é passar a convicção de que através da conversa e da troca de informações podemos chegar à convergência. Segundo ainda Ana Cristina, para marcar a multiplicidade de ideias e de pessoas, o lema procurou inovar nas cores empregadas tradicionalmente.

Com a idealização do símbolo institucional da batalha unística do ano vindouro, a Justiça Eleitoral demonstra sua preocupação com o caráter democrático e participativo de cada disputa popular. A propósito do órgão de coordenação das eleições no Brasil, muito se fala em ser desnecessária a sua existência* (veja artigo do Dr. Chrisvaldo Monteiro sobre o assunto nesse site), o que, em nossa opinião, se constituiria em verdadeiro retrocesso, pois em um país onde milhões de processos repousam nos diversos tribunais espalhados pelo território nacional, imaginem caro leitor e eleitor, se milhares de ações decorrentes dos embates entre candidatos fossem parar na justiça comum? A Associação dos Congressistas do Brasil-ACB, entidade integrada por ex-parlamentares, deputados federais e estaduais e senadores em atividade, além de outros segmentos do cenário político, comunga e compartilham de qualquer movimento em prol da manutenção da Justiça Eleitoral, em todas as esferas. Desse modo, entendemos que a democracia estará sempre acima de qualquer conjectura.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


© 1983 - Associação dos Congressistas do Brasil - ACB

bottom of page