top of page

Brasil precisa enfrentar desafios provocados pelo envelhecimento da população

  • Foto do escritor: ACB
    ACB
  • 18 de out. de 2023
  • 1 min de leitura

ree

A Câmara dos Deputados realizou sessão especial para comemorar o Dia Mundial do Idoso, celebrado em 1º de outubro, e os 20 anos do Estatuto do Idoso, quando parlamentares e autoridades presentes alertaram para a necessidade de o país enfrentar os desafios decorrentes do envelhecimento acelerado de nossa população. Todos foram enfáticos no sentido de que se criem políticas públicas capazes de evitar que as consequências dessa aceleração resultem em perda da qualidade de vida.

Vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara, o deputado Castro Neto (PSD-PI) ressaltou que a atenção aos mais velhos ainda não está no centro do debate no Congresso, e muito menos na sociedade, criticando a falta de ações para modificar o futuro da população. Isso preocupa mais ainda ao levarmos em consideração estudos do IBGE, que apontam um índice de 30% da população acima de 60 anos, no Brasil em 2050. Por sua vez, a deputada Flávia Morais (PDT-GO) destacou dois desafios: trabalhar pelo envelhecimento ativo e saudável e combater a violência.

Já o presidente Conselho Nacional da Pessoa Idosa, Raphael Castelo Branco, enumerou políticas públicas decorrentes tanto da Constituição de 88 quanto do Estatuto do Idoso, como a criação de fundos específicos para custear essas políticas e a estruturação de conselhos municipais e estaduais do idoso.



Fonte texto/foto: Agência Câmara

 
 
 

Comentários


© 1983 - Associação dos Congressistas do Brasil - ACB

bottom of page